Festival de Sopas e Caldos II - carne & espinafre













Ontem eu estava "esperta" na cozinha...rs


Fiz um almocinho típico de segunda-feira: bem simples com comidas feitas para desintoxicar dos exageros do feriado...salada de folhas... muito verde para ajudar na digestão! A balança agradece...rs. E ao mesmo tempo, já deixei a janta semi-pronta, pois eu não ia ter tempo de fazer à tarde por causa do meu trabalho. Lá pelas 21h30, rotina encerrada, hora de finalizar a janta. Faltava só colocar o macarrão para amolecer... e  voilà!





Fiz uma Sopa de Capelli d'Angelo com carne e espinafre. Eu já falei que eu adoro sopa, né? Acho que sim... E a minha mãe é que é a maior culpada disso, pois ela prepara sopas deliciosas: de legumes, de ervilha com carne (a minha favorita!), de lentilha, de feijão, caldo verde... nossa! Nem sei mais...rs.



Bom, voltando à sopa, o marido fez o teste-drive, como sempre, e disse que estava uma delícia!!! Mais um incentivo para eu continuar testando... =D





E como a tendência agora é de a temperatura começar a baixar cada vez mais, tenho mais motivos para preparar "sopitchas" gostosas. Obaaa!!!



Aos poucos eu vou dividindo com vocês os meus caldinhos favoritos, ok?





Sopa de Capelli d'Angelo com carne e espinafre




01 colh (sopa) de azeite

01 cebola média

01 dente de alho

100 g de acem picado em cubinhos

01 tomate bem vermelho

01 cubinho de caldo de carne

02 batatas pequenas

1/2 xíc (chá) de espinafre bem picadinho ou triturado no processador

03 "ninhos" de macarrão capelli d'angelo

Sal a gosto

Água filtrada

Salsinha e queijo ralado para dar um toque final





Preparo:



Em uma panela de pressão, no fogo baixo, coloque o azeite, a cebola e o alho bem picadinhos. Frite até dourar e acrescente a carne. Deixe a carne soltar o seu sulco e acrescente o tomate picado em cubinhos. Se necessário, para não queimar a carne, acrescente um pouco de água. Quando o tomate estiver se desmanchando, coloque 01 copo de água filtrada, deixe ferver e adicione o caldo de carne. Deixe fervendo por mais um ou dois minutos e acrescente o restante da água (700 ml), as batatas cortadas em pedaços pequenos e o espinafre (que ajuda amolecer a carne!).

Tampe a panela de pressão, coloque em fogo alto e assim que sair o vapor, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos (esse é o tempo para a carne ficar bem macia!).

Depois do cozimento, apague o fogo, espere todo o vapor sair e abra a panela. Acenda o fogo (baixo) novamente e espere alguns minutos até a água ferver. Coloque o sal e na seqüência o macarrão. Em seguida, com a ajuda de um garfo, tente desfazer os ninhos, para que o macarrão não fique todo grudado. Verifique o tempo de cozimento na embalagem do seu macarrão e não ultrapasse esse tempo, pois o macarrão pode ficar mole demais, ok?



Macarrão no ponto, coloque em bowl, jogue um pouco de queijo ralado e salsinha para finalizar. Ficou bom, não ficou?



Hummmm!!!...




Comentários

  1. Cintya, eu adoro sopas tb, por mim tomaria ate no calor, e a sua ja esta anotada aqui!! Adorei!

    Bjs

    Andreia Braga

    ResponderExcluir
  2. Cintya

    Realmente esse friozinho está me animando a fazer um caldinho, principalmente após a chocolatada da Páscoa. O seu ficou apetitoso (só tiraria a carne, sou vegetariana!)

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Andreia!

    Obrigada pelo comentário! Você acredita que, às vezes, tomo sopa no verão? Claro que transpiro muito (rs), mas quem resiste à leveza da sopa???

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Sandra!

    Agradeço o seu comentário!
    Pois é, esse friozinho pede um caldinho, não é mesmo? Com ou sem carne, um caldo é sempre bem-vindo!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Cintya!

    Semana passada fiz a Sopa de Capelli d'Angelo com carne e espinafre. Ficou muito gostosa! Mais uma aprovadíssima :o)

    Abraço!
    Fabi

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas