01/11/2012

Marquise de Chocolate ao Forno




Desde que comprei o meu livro Chocolate, da Pía Fendrik, não paro de pensar nele... Embora ele tenha poucas páginas, traz receitas que vão de um simples creme de copinho à uma sofisticada Dacquoise de Amêndoas. Todas as receitas são deliciosas, práticas e possíveis de serem executadas, tudo o que eu mais gosto, cozinha descomplicada!

Já postei algumas receitas desse livro aqui. Não se lembra? Então, vamos recordar:

E dessa vez, a escolhida foi a Marquise. Primeiro pela curiosidade do nome e da textura e segundo por ser uma sobremesa gelada que se encaixa perfeitamente nesses dias de "verão" na primavera...rs.
E acho que fiz a escolha certa!

Marquise de Chocolate ao Forno
Receita do livro Chocolate

400g de chocolate (usei ao leite)
01 xíc. (chá) de açúcar mascavo
120g de manteiga (em temperatura ambiente)
100 ml de creme de leite (usei fresco)
02 colh. (sopa) de farinha de trigo
05 ovos


Preparo

Pique o chocolate e coloque-o em uma panela média. Acrescente a manteiga e o creme de leite. Em fogo  baixo misture bem todos os ingredientes até que tudo esteja derretido e homogêneo.
Em uma tigela, misture a farinha com os ovos, batendo para não empelotar (eu usei um fouet, mas se preferir use a batedeira).

Deixe a mistura de chocolate esfriar e só depois disso e despeje-a  sobre a massa de farinha. (se vc colocar ainda quente, os ovos cozinham, cuidado!)
Enquanto isso, forre uma forma retangular e alta (tipo a forma usada para bolo inglês ou pão de forma) com papel alumínio e unte com manteiga.

Coloque a preparação na forma e asse durante 1 hora em forno baixo +/- 140°C. (no meu forno, a temperatura minima é de 180°C, então, usei uma colher de pau para deixar a porta do forno entreaberta)
Depois de assado, deixe esfriar por completo e leve à geladeira durante 1 hora. Desenforme e sirva. 

Dicas:

1) Decore os pratos com folhas de hortelã e cacau em pó.

2) Pode ser acompanhado por creme inglês aromatizado com água-de-rosas ou com 1 colher de sorvete de baunilha ou flocos em cada porção.


Vai dizer que não fica irresistível?

Beijocas e um ótimo dia!
Cintya Maria

7 comentários :

  1. Que ESCÂNDALO Cintya Maria!!!!!!!! Divino! Tava águada pela receita, agora var dar siricotico até fazer.
    Me aguarde...
    Beijocas, bom feriado

    ResponderExcluir
  2. Adoro chocolate e fiquei babando com a sua marquise esta uma perdição.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Estava ansiosa por essa receita!!! Que coisa mais linda, e não duvido nadinha que seja deliciosa! Fiquei curiosa sobre como é sua textura... é tipo um brownie?
    Bjsss Cintya!!!! ;)

    www.brisandonacozinha.com

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus, que loucura é essa menina.Fiquei aqui limpando o queixo.Arrasou.Quero um pedaço, o sorvete eu mesma coloco aqui em casa, rsrs.Adorei e anotei.Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olá Cintya, boa tarde.

    Linda foto, super gulosa essa sobremesa.
    Parece um pudim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Hummm, que delicia de sobremesa Cintya, além de linda com esse calor era tudo o que eu queria. Adorei a receita menina Cintya...hehe...Bjinhos

    ResponderExcluir
  7. Linda e deliciosa, amei essa sobremesa, seu blog é delicioso...
    Beijinhos
    Aninha
    www.anaclaudianacozinha.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre!